JEDICON

JEDICON© é o nome dado à Convenção Nacional de Fãs de Star Wars, evento sem fins lucrativos organizado e realizado com exclusividade pelos Conselhos Jedi no Brasil desde 1999. O evento reúne anualmente milhares de fãs de Star Wars num dia inteiro recheado de atrações para todas as idades. São palestras com profissionais de diversas áreas ligadas a cinema, cultura e tecnologia, filmes independentes de fãs (fan films), documentários em vídeo, exposição de itens colecionáveis de fábrica e artesanais, estandes de venda de produtos para colecionadores, atividades infantis, jogos eletrônicos e de tabuleiro, Jedi Arena, e o famoso concurso de fantasias.

Além do Rio de Janeiro, a JEDICON© também é feita pelos Conselhos Jedi regionais com base em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

O INÍCIO

A primeira edição realizada no Rio de Janeiro aconteceu em 4 de novembro de 2000 no Teatro Noel Rosa, na UERJ, e teve a presença aproximadamente 500 fãs.

Confira a cobertura da Jedicon 2000 pelo Video Show:

 

HOJE EM DIA

A JEDICON© 2013 recebeu público recorde entre todas as edições realizadas, quando em 19 de Outubro, quase 10.000 pessoas lotaram vários espaços do Planetário da Gávea numa convenção inesquecível. Veja tudo sobre a edição na página especial.

Em 2012, reuniu no dia 27 de Outubro mais de 7.000 pessoas no Planetário do Rio, numa parceria formada entre o Conselho Jedi Rio de Janeiro e a Fundação Planetário do Rio, com o apoio da 20th Century Fox Film do Brasil e da Planeta DeAgostini, para celebrar os 35 anos do lançamento do longa original “Guerra nas Estrelas”, de 1977. A entrada franca pedia aos visitantes a contribuição de 1kg de alimento não perecível, para doação a uma instituição que combate o uso das drogas por crianças e adolescentes no RJ. Mais de 3 toneladas de alimentos foram arrecadados para a causa.

A programação foi recheada de atrações e convidados imperdíveis. Com apresentação de Fernando Caruso, humorista do grupo “Comédia em Pé” e do canal Multishow, o público assistiu palestras com críticos de cinema, debates com escritores brasileiros de Sci-Fi, fantasia e ficção, e o projeto “Turismo Nerd e Geek” com as possibilidades de viagens no ramo. Houve também uma exposição de imagens e lobby cards originais da época, e uma réplica oficial e motorizada do R2-D2. A performance especial do grupo Império Comando RJ ilustrou o momento de fotos com fantasiados de vários personagens da saga.

Para entreter os pequenos “Padawans”, o evento realiza desde 2010 a Academia Jedi, uma atividade lúdica que visa imergir as crianças no universo de Star Wars enquanto se divertem com atividades artísticas, aprendem os conceitos e valores positivos passados pelos filmes e interagem com atores representando Mestres e Cavaleiros Jedi. O tradicional “Concurso de Fantasias” não pode faltar com a apresentação das customizações mais originais e irreverentes de roupas e armaduras dos personagens, criadas pelos próprios fãs, em categorias adulto e infantil. O cosplay também tem vez na Jedicon, onde apresentações de esquetes teatrais de um determinado trecho da saga fazem do “Concurso de Cosplay” um dos momentos mais esperados.

Confira mais sobre a última Jedicon nesta matéria exclusiva do canal Multishow:

Saiba mais sobre cada edição realizada no País visitando o site oficial das Jedicon no Brasil.

Confira as datas das próximas Jedicon pelo Brasil!

  • 26 de novembro de 2016Jedicon 2016 Rio de Janeiro
AEC v1.0.4