Cineclube Sci-Fi: “Gravidade” (19/11/2016)

"Clear skies with a chance of satellite debris."

O Cineclube Sci-Fi de novembro preenche o vazio do espaço na penúltima edição de 2016, trazendo um título de peso na ficção científica de aventura e drama. Apresentaremos "Gravidade", do novato Alfonso Cuarón, premiado com o Oscar de melhor diretor em 2014. O filme mostra a imensidão do espaço de forma diferente do usual em filmes sci-fi, com a ausência de som trabalhada na trilha sonora aplicada em momentos chave. Também, promove uma imersão do espectador ao ambiente com ótimos efeitos que levam a mesma sensação dos personagens no cenário em que se encontram. Tudo aliado às ótimas cenas de ação e os momentos dramáticos vividos pelos personagens. Produzido pelo Conselho Jedi Rio de Janeiro e pela Fundação Planetário do Rio de Janeiro, o Cineclube Sci-Fi é apresentado com som original e legendas em português na Cúpula Carl Sagan.

Confirme presença em mais um evento imperdível! A entrada é gratuita, reforçando a importância da contribuição com causas sociais, na doação de um item de higiene (sabonete, pasta de dente etc.), para entrega como gesto de solidariedade a entidades que apoiam crianças carentes na cidade.

gravity-debrisRyan Stone, uma brilhante engenheira médica em sua primeira missão espacial, ao lado do veterano Matt Kowalsky (George Clooney) no comando de seu último voo antes da aposentadoria, executam uma operação de rotina fora da nave quando um desastre acontece. À deriva no espaço e ligados um ao outro apenas por um cabo, no silêncio ensurdecedor e sem qualquer comunicação com a Terra e chance de resgate, o medo vira pânico. O único meio de voltar pra casa é se jogar de vez na aterrorizante vastidão do espaço, e encontrar meios e forças para conseguir voltar para casa.

Gravidade foi o vencedor de 7 estatuetas dos Oscars em 2014, sendo o mais proeminente o de Melhor Diretor, concedido para Alfonso Cuarón. Sua arrecadação em bilheteria foi expressiva, num total de US$ 716,392,705 em todo o mundo. Um curta-metragem chamado Aningaaq, escrito e dirigido por Jonás Cuarón (que escreveu Gravity ao lado do pai, Alfonso) foi criado como derivação do filme e disponibilizado na internet. Idealizado como um extra da edição em blu-ray, agradou tanto a Warner Home Video que foi submetido como pré-candidato ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Ficção. O curta mostra o outro lado de uma conversa por rádio da Dra. Ryan Stone.

Ao final da projeção, temos uma palestra com debate com o público sobre a película e suas ligações com ciência, filosofia, literatura, tecnologia e seus conceitos cinematográficos, conduzida por convidados especiais.

Erika Rossetto, bacharel e mestre em astronomia pela UFRJ, onde defendeu dissertação sobre lixo espacial em 2013. Trabalha há quase 7 anos na empresa de satélites Embratel/Star One, onde atualmente é coordenadora de operações orbitais, responsável pelas atividades de controle orbital da frota de satélites da empresa. Há mais de 3 anos faz parte do corpo diretor do SDA (Space Data Association), organização formada pelas maiores empresas de satélites, dedicada a prevenção de acidentes no espaço.

Carlos Voltor, cineasta formado em Marketing, é um apaixonado pela cultura Pop. Podcaster, adorador de tudo que é arte, HQ maníaco, mestre e jogador de RPG, "YouTuber" pelo seu canal Voltorama, que fala de cinema, quadrinhos e tudo que der na cabeça.

Em seguida, um concurso cultural premia os presentes com brindes imperdíveis, doados pelos parceiros que apoiam os eventos do CJRJ. E, somente para quem tem a carteirinha de Associado Cavaleiro Jedi do CJRJ, uma campanha especial de brindes oferecidos pelos parceiros do CJRJ!

gravity-save

Data: Sábado, 19 de Novembro de 2016
Local: Planetário do Rio – Cúpula Carl Sagan
Capacidade: lotação máxima controlada para 260 pessoas.
Lugares: Assentos livres, por ordem de chegada em fila na porta da Cúpula.
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea.
Telefone: 2274-0046
Outras informações: www.planetariodorio.com.br
Entrada: Franca, com entrega de senhas
Ingresso e contribuição social: Itens de higiene (pasta ou escova de dentes, sabonete etc.) ou alimento não perecível (achocolatado, feijão, arroz etc.), com senhas distribuídas somente no local e dia do evento.
Senhas na bilheteria: A partir das 16:30h
Abertura e início da sessão: 17:00h

A temperatura média no local de exibição é de 19ºC. Não é permitido o consumo de alimentos nos espaços do Museu e no interior da Cúpula.

Filme: Gravidade (2013) [91 min.] Classificação indicativa: livre
Gênero: Ação, Suspense, Ficção Científica
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón, Rodrigo García
Elenco: Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris

Trailer:

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.