Cineclube Sci-Fi: “Tropas Estelares” (08/10/2016)

"We're going in with first wave. Means more bugs fer us to kill!"

Outubro é o mês da caça aos insetos invasores no Cineclube Sci-Fi, com um título de grande importância na filmografia de ficção científica, com pitadas de horror e clima intenso de guerra. Apresentaremos "Tropas Estelares", dirigido por Paul Verhoeven, conhecido por ótimos trabalhos no cinema fantástico, baseado em livro homônimo de Robert A. Heinlein escrito em 1959. O filme apresenta a inteligente crítica à humanidade irracional, que idolatra armas e guerra, preferindo resolver seus conflitos sempre com violência e enaltecendo modelos políticos militares baseados em repressão. Produzido pelo Conselho Jedi Rio de Janeiro e pela Fundação Planetário do Rio de Janeiro, o Cineclube Sci-Fi é apresentado com som original e legendas em português na Cúpula Carl Sagan.

Confirme presença em mais um evento imperdível! A entrada é gratuita, reforçando a importância da contribuição com causas sociais apoiadas pelos organizadores, na doação de um item de higiene (sabonete, pasta de dente etc.), para entrega como gesto de solidariedade a entidades que apoiam crianças carentes na cidade.

tropas-estelares-aA humanidade está em guerra com uma raça alienígena de insetos e as pessoas são classificadas entre civis e cidadãos, não existindo mais a democracia que fracassou através dos cientistas sociais que levaram o caos ao planeta, passando o comando aos militares, chamados Veteranos. Os cidadãos são aqueles que se alistam no exército aceitando a responsabilidade pelo corpo político e defendendo-o com suas próprias vidas. Na televisão são exibidas mensagens de convocação da população para o alistamento militar, verdadeiros comerciais para o recrutamento de soldados, tipicamente inspirados nas propagandas políticas fascistas. A televisão também é um meio de propagação da violência, onde execuções de criminosos na cadeira elétrica são transmitidas ao vivo. Enquanto isso, os insetos alienígenas são uma espécie de aracnídeos que evoluíram em milhões de anos chegando a colonizar planetas, com a vantagem de não demonstrarem medo. Eles possuem uma estrutura hierárquica militar similar aos exércitos humanos e são muito mais fortes fisicamente e extremamente violentos. Os insetos são oriundos de outra galáxia, do planeta Klendathu, que orbita um sistema estelar duplo cujas forças gravitacionais produzem uma infinidade de meteoros na forma de um cinturão de asteroides. Eles utilizam esses meteoros para atacar a Terra, causando uma guerra definitiva entre as espécies para a sobrevivência apenas de uma das raças.

O filme recebeu indicação ao Oscar por efeitos especiais, os quais levaram cerca de um ano para serem finalizados, entre a construção das naves espaciais e a criação do exército dos insetos alienígenas. O trabalho dos efeitos visuais foram obtidos numa combinação de esforços entre as empresas Sony Image Works, Industrial Light and Magic e Boss Film.
O sucesso de Tropas Estelares acabou impulsionando uma franquia. Além de uma série de animação produzida para a TV, dois filmes foram lançados – Tropas Estelares 2 (2004) e Tropas Estelares 3 (2008). Robert A. Heinlein (1907 / 1988) é um dos mais cultuados autores de Ficção Científica da história do gênero, figurando num grupo seleto formado ainda por Isaac Asimov e Arthur Clarke, entre outros nomes consagrados, e "Tropas Estelares" foi relançado no Brasil pela Editora Aleph em 2015.

clinton-davisson

Ao final da projeção, temos uma palestra com debate com o público sobre a película e suas ligações com ciência, filosofia, literatura, tecnologia e seus conceitos cinematográficos, conduzida por convidados especiais. Clinton Davisson é Mestrado em Comunicação Social, Jornalista pela Universidade de Federal de Juiz de Fora, Pós-graduado em Afrocartografia pela Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS. Atua culturalmente como Presidente da Associação Nacional dos Escritores e Leitores de Ficção Científica do Brasil, entidade brasileira reconhecida pelo Science Fiction and Fantasy Writers of America - SFCW, e é autor dos livros Fáfia – A Copa do Mundo de 2022, Hegemonia – O Herdeiro de Basten, e A Esfera Dourada, Minha Escola Querida.

Foto NaeltonNaelton Mendes de Araujo, bacharel em Astronomia, Mestre em educação, gestão e difusão em Ciências, presta consultoria e leciona astronomia na Fundação Planetário, e mantém o blog pessoal Céu Urbano.

Em seguida, um concurso cultural premia os presentes com brindes imperdíveis, doados pelos parceiros que apoiam os eventos do CJRJ. E, somente para quem tem a carteirinha de Associado Cavaleiro Jedi do CJRJ, uma campanha especial de brindes oferecidos pelos parceiros do CJRJ!

 

tropas-estelares-b

Data: Sábado, 8 de Outubro de 2016
Local: Planetário do Rio – Cúpula Carl Sagan
Capacidade: lotação máxima controlada para 260 pessoas.
Lugares: Assentos livres, por ordem de chegada em fila na porta da Cúpula.
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea.
Telefone: 2274-0046
Outras informações: www.planetariodorio.com.br
Entrada: Franca, com entrega de senhas
Ingresso e contribuição social: Itens de higiene (pasta ou escova de dentes, sabonete etc.) ou alimento não perecível (achocolatado, feijão, arroz etc.), com senhas distribuídas somente no local e dia do evento.
Senhas na bilheteria: A partir das 16:30h
Abertura e início da sessão: 17:00h

A temperatura média no local de exibição é de 19ºC. Não é permitido o consumo de alimentos nos espaços do Museu e no interior da Cúpula.

Filme: Tropas Estelares (1997) [129 min.] Classificação indicativa: 14 anos
Gênero : Ação Ficção Científica
Direção: Paul Verhoeven
Elenco: Casper Van Dien, Denise Richards, Dina Meyer, Jake Busey, Neil Patrick Harris, Michael Ironside

Trailer:

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.