“Jogador Nº 1” – Crítica O Lado Cinéfilo Da Força

Jogador Nº 1 (Ready Player One 2018) é o mais novo filme do aclamado diretor Steven Spielberg (Jurassic Park, Tubarão, Indiana Jones) e é baseado no livro homônimo de Resultado de imagem para REady Player one posterErnest Cline. A história é ambientada no ano de 2045, em um  mundo à beira do caos e da guerra,  e como um meio para “escapar” da realidade em que vivem, as pessoas utilizam um universo de realidade virtual denominado OASIS. Seu criador, James Halliday (Mark Halliday) foi um apaixonado pela cultura pop e, após sua morte, lança um desafio no qual quem encontrar o Easter Egg de seu jogo, ganhará sua fortuna de meio trilhão de dólares e controle total sobre o OASIS. Anos  se passam, com os jogadores buscando ativamente o Easter Egg, sem sucesso, até que  o jogador Parzival controlado por Wade Watts (Tye Sheridan) encontra a primeira das três chaves para encontrar o Easter Egg.

Wade conta com o auxílio de Art3mis (Olivia Cooke), Aech (Lena Waithe), Daito (Win Morisaki) e Sho (Philip Zhao) para superar os desafios do jogo. O vilão do filme, Sorrento (Ben Mendelsohn) é diretor da segunda maior empresa do mundo e quer conquistar o OASIS para aumentar o poder de sua empresa, criando “fazendas” de jogadores e equipes de pesquisa para decifrar cada parte do jogo.

Mas o principal e o que vai trazer sorrisos e alegrias para qualquer nerd/geek/fã de cultura pop são as referências que aparecem ao longo do filme: o carro de corrida de Parzival é um Delorean, e personagens icônicos como as Tartarugas Ninjas, Gigante de Ferro, entre centenas de outros fazem pequenas aparições. Não somos parte do OASIS, mas buscar os Easter Eggs do filme é, sem dúvida, parte essencial da diversão.Pisque e você irá perder vários!

Resultado de imagem para ready player one image

Além das referências visuais, a trilha sonora, composta por Alan Silvestri (De Volta para o Futuro, Vingadores) tem uma pitada de filmes dos anos 80/90 e também músicas dessa época prometendo trazer nostalgia para qualquer fã e é um deleite à parte.

Apesar da história previsível,  Jogador Nº 1 é um ótimo filme pipoca para juntar os amigos que também curtem cultura pop, justamente pelo fator nostálgico das referências.  Uma última recomendação é que este filme deve ser assistidono cinema, para se ter a experiência total e completa, se possível em IMAX para imersão total.

Leva 9 (Nove) sabres de luz na avaliação.

May the movie be with you.

 

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.