Finalmente Podemos Falar do Episódio VII (Parte 7).

Quais seriam as perspectivas para o Episódio VIII, segundo o que falamos até aqui? Em primeiro lugar, não repetir os erros do Episódio VII, dentre eles, exagerar nas alusões a filmes clássicos da saga. Também espero que alguns personagens novos sejam mais bem trabalhados, purgando ou minimizando os seus defeitos, como Kylo Ren, seus pitis e conflitos entre o lado claro e sombrio da força, Rey e seu ódio, e Finn e sua carga cômica excessiva. Poe Dameron precisa ter mais destaque, apareceu muito pouco nesse filme. Estou ansioso para ver o treinamento que Luke dará a Rey e de como será a batalha da moça para purgar sua raiva. Isso é o que eu mais espero da próxima película.

A suposta relação homoafetiva entre Dameron e Finn que tem corrido nas redes sociais me parece uma forçada de barra. Se Oscar Isaac fez aquela carinha “provocante” para Finn, me pareceu uma reação mais involuntária. Eu acho que a sociedade americana ainda não está preparada para tamanha aceitação de diferenças em algo tão icônico quanto “Guerra nas Estrelas”. Mas como é o Abrams...

Poe Dameron tem que aparecer mais no filme.

Poe Dameron tem que aparecer mais no filme.

E num duelo futuro entre Rey e Ren? Quem levará a pior? Lembremos que Ren tomou uma escovada feia de Rey nesse filme. Será a vez de Ren dar a escovada no próximo? Rey vai perder uma mão como na piada que rolou nas redes sociais? Só vai faltar o Abrams fazer do Episódio VIII seu Episódio V como já fez o Episódio VII ser o seu Episódio IV. Espero, sinceramente, que isso não aconteça.

Outra coisa para que torço muito é a volta de Lando Calrissian. Esse silêncio sobre ele, tanto por parte do filme quanto por parte das redes sociais muito me inquietou. O homem é figurinha carimbada no Universo Expandido. Por que não aqui? Ele não quis? Birra da Disney? Simplesmente relegado ao esquecimento? Vai aparecer somente nos próximos filmes? #queremoslando!!!!

Saber direitinho quem é esse tal de Snoke é outra boa perspectiva para o Episódio VIII ou até o Episódio IX. Acho que uma ressurreição de Palpatine cairia como uma luva.

Uma coisinha mais secundária, mas que ficaria muito legal seria ver um relacionamento entre R2D2 e BB8. Seria um barato vê-los trabalhando em equipe para salvar o dia dos humanos trapalhões que se enrolam e se veem num beco sem saída. Vida longa e próspera aos astromecs!!!

Um Kylo Ren com menos pitis...

Um Kylo Ren com menos pitis...

E, finalmente, que Abrams deixe de ser um iconoclasta de franquias e pare de destruir planetas ou matar personagens consagrados. Leia, Luke e Solo são atemporais, estão num panteão de ídolos e não podem simplesmente morrer por aí. E o Abrams ainda tem a cara de pau de dizer que é fã de “Guerra nas Estrelas”! Imagina se não fosse... já teria exterminado todo o elenco da trilogia clássica. Repito: não que o diretor tenha feito um mau trabalho, o filme foi muito bom. Só que esses pequenos probleminhas incomodam. Pelo menos parece que no próximo ele não dirigirá e assumirá a produção. Mas, ainda assim, ficam muitas expectativas.

Uma feliz amizade entre os astromecs!!!

Uma feliz amizade entre os astromecs!!!

Pois é. Episódio VII passado a limpo. Alguns probleminhas? Sim, ninguém é perfeito, afinal de contas. Mas, ainda assim, foi um grande filme que creio, correspondeu às expectativas de muita gente. O resultado disso está nas bilheterias que estão batendo muitos recordes no momento em que ainda escrevo essas linhas. Minha grande felicidade é que, com todas as leituras do Universo Expandido que eu fiz ano passado (e algumas não são tão novas assim) e esse filme, dá para sentir que a saga de “Guerra nas Estrelas” está em desenvolvimento e amadurecimento, o que é algo muito bom. De uma fantasia espacial mais infantil, temos hoje uma história mais encorpada, com múltiplas possibilidades que, se bem usadas, só vão aprimorar mais ainda essa aventura épica que cativou milhões de corações por todo o mundo e é um ícone da cultura ocidental. Esperemos ansiosamente pelos próximos filmes da nova trilogia.

Nos vemos no Episódio VIII.

Nos vemos no Episódio VIII.

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.