Pintura Corporal: O que saber?

Impossível não notar a quantidade de maquiagem utilizada nos filmes, mangá, games e HQs no universo cosplay. Sempre há texturas diferentes, combinações de produtos e cores.

Como não chamar a atenção do público quando se está pintado de preto, azul, vermelho ou com várias cores juntas. No mundo Star Wars temos Darth Maul, Savage Opress, Amidala, Darth Talon, Aayla Secura e tantos outros.

Para ter êxito com um cosplay que exija pintura, é importante saber a diferença entre cada produto e qual o efeito que se pretende atingir.

Yu Shan - Germany

Cosplay feito pela Yu Chan da Alemanha. Uso de pancake branco no rosto,vermelho próximo aos olhos e sombra preta na pálpebra – foto por Stefan Moriße ~Pictolo~

1) Pancake: é o produto mais usado pelos cosplayers no Brasil. Sua apresentação é em

pó para maquiagem artística, tipo pó compacto, para o rosto ou corporal a seco. Ideal para pintura e acabamento de sombras em maquiagens diversas. É indicado para ser usado para cores sombreadas se aplicado seco, ou para cores sólidas se aplicado com esponja úmida.

 

Há diversas marcas com quantidade de cores grande. É o caso da PintaCara, Catharine Hills, Payot e Colombina e normalmente o preço oscila entre 15 reais até 55 reais.

pancake

Pancake comercializado e as principais cores encontradas.

Ponto positivo: Fácil de aplicar e remoção, pois a base é d’água e dificilmente provoca alergia.

Ponto Negativo: Por ser a base d’água, pessoas que suam muito podem ter a maquiagem prejudicada porque pode começar a escorrer, além de sujar a roupa.

2) Clown: apresentado como uma pasta ou tinta cremosa (parece um corretivo cremoso), aplicado com pincel para detalhes, esponja de latex, pincel para base ou esponja de espuma (pouco indicado). Mais resistente que o pancake, é indicado para maquiagens que devem durar mais tempo e para áreas de grande atrito.

427355_359572007405960_1592231671_n

Raphael Netto(Raizen) como Darth Maul. A aplicação da pintura durou 20 minutos e a durabilidade de 3 horas para o lançamento em 3D do Star Wars – Ameaça Fantasma com o CJRJ com o uso do clown.

A aplicação é prática e deve ser feita aos poucos para garantir uma cobertura uniforme e para dar acabamento, uso de pó translúcido para dar fixação e maior durabilidade. Lembro de quando fiz o cosplay da Rainha de Copas da Alice (Tim Burton) mesmo estando 40°C no dia, a maquiagem durou 6 horas sem nenhum problema. Portanto, a julgar pelo custo-benefício a Clown é indicada como produto ideal para pintura facial e corporal.

As principais marcas que comercializam são: Colombina, Catharine Hills, Pinta Cara, Ben Nye, Kryolan, Graftobian e Mehron sendo essas quatro últimas importadas.

Clown da marca nacional Catharine Hills.

Clown da marca nacional Catharine Hills.

Ponto positivo: Durabilidade, rendimento, não é preciso ser profissional para aplicar e custo-benefício válido.

Ponto negativo: Quando não muito bem aplicado, pode sujar a roupa e a mancha não sai por nada.

3) Tinta Corporal: Há tantas no mercado e em todos os efeitos possíveis – metalizadas, neon, cores básicas, etc. – e de fácil aplicação. São tintas a base d’água e a base de álcool.

Com base d’água, normalmente é indicado para peles mais sensíveis, pessoas que suam pouco ou para trabalhos com duração menor.

Com base de álcool é indicado para pinturas de alta durabilidade (até 72 horas), não saem com suor, cloro, não mancham e tem acabamento uniforme quando bem aplicado. Contudo, sempre importante fazer o teste de sensibilidade.

Maquiagem com o uso de tinta corporal pode ser aplicada com pincel ou aerógrafo. Sempre que possível, utilize um aerógrafo (pistola de ar comprimido) pois a maquiagem fica sem marcas de pincel, distribui bem a tinta, evita desperdício de material e é rápido.

450xN

Uma das linhas da marca Temptu com tintas corporais para aerógrafo

O mercado cosmético possue boas marcas de tintas, mas a maioria é importada. São elas: Kryolan, Temptu (melhor no mercado com tintas corporais), Mehron, Pinta Cara, Veríssimo, Ben Nye e Dinair.

Assista ao vídeo do The Alpine Garrison’s Shawn Gordon da 501st Legion, onde mostra o processo de criação do Darth Maul com o uso de aerógrafo.

Sempre que quiser fazer um projeto que exija maquiagem extensa (corpo todo), pense no tempo a ser gasto com a pintura, apoio para maquiagem e gasto financeiro.

O mais importante de todo e qualquer processo é fazer o teste de sensibilidade com 24 h de antecedência, para evitar alergia e a tinta não sair com facilidade, entre outros possíveis problemas.

Apresentando um dos projetos mais complexos de pintura corporal em Star Wars para cosplay é a Darth Talon. Possui quase 80% do corpo pintado de vermelho e tatuagens pretas. A  Chainmail Chick utilizou estêncil e aerógrafo para conseguir reproduzir. Vejam na foto a parte final da pintura, que durou cerca de 1 hora e meia.

Chainmail Chick em processo de pintura da Darth Talon          ( Star Wars Legacy).

Chainmail Chick em processo de pintura da Darth Talon ( Star Wars Legacy).

Ponto Positivo: durabilidade (até 72 horas), não suja roupa, uniformidade das cores, alto desempenho e qualidade com aerógrafo.

Ponto negativo: exige habilidade com aerógrafo, custo alto em torno de 60 dólares de marcas importadas.

Realize testes até perceber que ficou sem falhas de distribuição ou excesso de tonalidades. Não adianta vestir um cosplay completo se a pintura / maquiagem estiver mal feita, destruindo todo o conjunto.

Dúvidas, sugestões e críticas, comente no artigo!

Lembrando o velho ditado: ” A prática leva a perfeição”.

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.