Revisitando o Documentário “Império de Sonhos” (Parte 7)

Peter Diamond também foi o responsável por coreografar o duelo de sabres de luz entre Obi Wan Kenobi e Darth Vader. Lucas queria um combate com duas mãos com um toque de técnica japonesa. As primeiras espadas eram pedaços de madeira com material de projeção enrolado nelas. Como Vader era um homem alto e Kenobi um cavalheiro, que praticara esgrima no cinema, era importante que os dois apenas simulassem o choque entre as espadas. Mas os atores batiam as espadas umas nas outras, quebrando-as seguidamente.

Enquanto isso, Ladd defendia Lucas como podia nas reuniões dos executivos da Fox, que criticavam o “estranho” e dispendioso projeto de Guerra nas Estrelas, com diálogos sem sentido. Os executivos da Fox chegaram ao cúmulo de se preocupar com o fato de que o wookie não usava calças. O prazo de filmagens estourou em duas semanas. O pessoal da Fox surtou e disse a Ladd que deveria encerrar o filme como estivesse. Ladd, então, deu mais uma semana a Lucas e disse que não poderia dizer que Guerra nas Estrelas ainda estava sendo filmado na reunião seguinte. As cenas finais foram filmadas de forma apressada. Lucas corria freneticamente de um estúdio a outro, sendo submetido a enorme estresse. Três unidades de filmagem foram concebidas para acelerar o fim das gravações.

Ladd Jr. defendia Lucas como podia na Fox

Ladd Jr. defendia Lucas como podia na Fox

O filme havia sido programado pela Fox para ser exibido no Natal de 1976. Mas a filmagem difícil atrasou demais a finalização. Lucas, apesar de exausto, passou logo para a pós-produção. E ficou chocado com o que viu na primeira montagem do filme. O filme estava uma porcaria, até com cenas toscas de “back projection”.

Lucas tentou reeditar o filme nos fins de semana e se desentendeu com o seu editor, tendo que dispensá-lo. O jeito era começar tudo de novo. Paul Hirsch e Richard Chew foram chamados para a tarefa, assim como sua própria esposa Marcia, que na época editava “New York, New York”, de Martin Scorsese. A primeira coisa que teriam que fazer na nova edição era dar a energia e ritmo que o filme exigia. Na montagem original, o ritmo dos atores determinava o corte das cenas em vez de os cortes determinarem o ritmo das cenas. Assim, o filme não ficava num bom ritmo e teve que ser refeita a montagem para se recuperar o ritmo. Os fotogramas eram todos aproveitados na edição. E os dois editores trabalhavam a toque de caixa, cada um com um rolo na mão. Quem terminasse um rolo, já partia para o próximo que estava à espera. Como o filme não ficaria pronto para o Natal, uma nova data para o lançamento foi anunciada: o verão de 1977 (metade do ano). Alguns duvidaram que o filme chegaria aos cinemas.

Um Wookie sem calças!!!!

Um Wookie sem calças!!!!

E a situação na Industrial Light and Magic não era das melhores. Ao tentar criar efeitos especiais jamais criados, gastaram metade da verba e fizeram apenas quatro tomadas, nenhuma delas aceita por Lucas, que já temia que os efeitos especiais não dariam certo. A oficina de efeitos especiais ainda estava em montagem e era difícil fazer as cenas como o desejado.

Com tantos problemas, os executivos da Fox disseram que estavam fartos de Lucas e de seu filme “científico”. Só faltaram arrancar o couro de Ladd, que se defendia dizendo que era o melhor filme já feito, o que encerrava a discussão, já que os executivos temiam em dizer que Ladd era um burro, estava enganado e que estaria na rua antes das cinco da tarde.

Nem era preciso dizer que a situação estava muito grave e quase Guerra nas Estrelas morreu antes mesmo de estrear. Com isso, Lucas sentiu fortes dores no peito e foi ao hospital, onde foi diagnosticada hipertensão e exaustão, sendo recomendado a ele reduzir o nível de estresse.

No próximo artigo, vamos ver como o som do filme foi produzido, assim como as primeiras impressões de “Guerra nas Estrelas” numa pré-estreia privada. Até lá!

Marcia Lucas muito ajudou o marido na edição às pressas do filme.

Marcia Lucas muito ajudou o marido na edição às pressas do filme.

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.