Cineclube Sci-Fi: “Matrix” (29/11/2014)

It means fasten your seat belt Dorothy, ‘cause Kansas is going bye-bye. (Cypher)

Fechando mais um ano de sucesso com a apresentação de importantes filmes de ficção científica que marcaram gerações e a história do cinema, o Conselho Jedi Rio de Janeiro e a Fundação Planetário do Rio de Janeiro apresentam a última edição de 2014 do Cineclube Sci-Fi vem pela última vez em 2014 com mais um grande nome eleito pelo público. Curiosamente, foi escolhido para exibição em 2013 mas superado por “O Exterminador do Futuro” em pequenos detalhes. Agora, não há mais como escapar e, em 29 de Novembro de 2014, você vai tomar a pílula vermelha de “Matrix”, o primeiro filme da trilogia criada pelos irmãos Wachowski em 1999. Como sempre, projeção digital em blu-ray na Cúpula Carl Sagan, com som original 5.1 e legendas em português.

Num futuro não muito distante, Thomas Anderson (Keanu Reeves) é o jovem programador de uma respeitável companhia de software, e que também atua como hacker e adota o codinome Neo. Com frequência, é atormentado pela dúvida sobre a realidade do mundo ao seu redor ao encontrar pistas em suas buscas paralelas. Encontrado por Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Neo descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Seguindo a Profecia, eles acreditam que encontraram aquele que será capaz de insurgir contra o sistema e viver na realidade e em liberdade.

Matrix foi o primeiro de uma trilogia, continuada com Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, que contou com outras histórias paralelas contadas em 9 desenhos chamados Animatrix, em histórias em quadrinhos e no jogo Enter the Matrix. Moldada no universo cyberpunk e tida como uma mitologia pós-moderna, absorveu elementos de diversos nichos como ficção científica, filosofia, religião, quadrinhos, e animes. Matrix foi vencedor de 4 Oscars e rendeu mais de 456 milhões de dólares.

Ao final da projeção, temos uma palestra com debate com o público sobre a película e suas ligações com ciência, filosofia, literatura, tecnologia e seus conceitos cinematográficos, conduzida por um convidado especial. Ao final, um concurso cultural premia os presentes com brindes imperdíveis!

A entrada é gratuita, mas reforçamos a importância de contribuir com as causas sociais que os organizadores do evento incentivam, na doação de um item de higiene (sabonete, pasta de dente), para entrega como gesto de solidariedade a entidades que apoiam crianças carentes. Confirme presença e convide seus amigos! Divulgue também as hashtags #jedirio e #cineclubescifi nas suas redes sociais!

Veja quem participa como convidado especial nesta edição.

Edgar LyraProfessor Edgar Lyra. Graduado em Engenharia Química, mestrado e doutorado em Filosofia pela PUC-Rio, onde é professor do quadro principal do departamento e coordenador do curso de graduação (licenciatura e bacharelado). Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas éticos, políticos e pedagógicos ligados à atual hegemonia tecnológica e a seus efeitos ambientais. Mais recentemente tem se dedicado ao estudo da retórica com intenções político-pedagógicas, partindo do seu contexto grego de sedimentação, marcadamente da Retórica de Aristóteles, em direção aos seus ecos contemporâneos.

Guilherme Xavier, CEO e Game Designer da Donsoft Entertainment. Palestrante em diversos simpósios e congressos na área do entretenimento eletrônico, lançou em 2009 o premiado jogo Capoeira Legends: Path to Freedom e nos anos seguintes, os livros A Condição Eletrolúdica, no qual explora as principais questões sobre a visualidade nos jogos eletrônicos; e O Jogador de Mil Fases, como co-organizador de artigos que tratam de experiências narrativas por quem joga. Professor Doutor na PUC-Rio, leciona disciplinas relacionadas a projeto, imagem, mídia digital e criação e desenvolvimento de jogos. É ludólogo e consultor para estratégias de integração entre entretenimento e atividades educacionais, instrucionais, laborais e artísticas.

Visite o Espaço Jedi para conhecer os projetos e convênios do CJRJ, montado somente no dia do evento e próximo à entrada da Cúpula. Exposição de colecionáveis e a carteirinha de Associado Cavaleiro Jedi estarão à disposição para os fãs da saga Star Wars e do mundo nerd. E quem tem carteirinha

Sábado, 29 de Novembro de 2014
Local: Planetário do Rio – Cúpula Carl Sagan
Capacidade: lotação máxima controlada para 260 pessoas.
Lugares: assentos livres, por ordem de chegada em fila na porta da Cúpula.
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea.
Telefone: 2274-0046
Outras informações: www.planetariodorio.com.br
Entrada: gratuita, com entrega de senhas
Ingresso e contribuição social: itens de higiene (pasta e escova de dente, sabonete, ou sabão em pó, ou guardanapo) ou alimento não perecível (leite em pó, ou achocolatado), com senhas gratuitas distribuídas somente no local e dia do evento.
Senhas na bilheteria: a partir das 17:15h
Abertura e início da sessão: 18h

A temperatura média no local de exibição é de 19ºC. Não é permitido consumo de bebidas e alimentos nos espaços do Museu e no interior da Cúpula.


Matrix (1999) [136min.]

Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Gloria Foster, Joe Pantoliano, Marcus Chong, Julian Arahanga, Matt Doran, Belinda McClory, Ray Anthony Parker.

Trailer:

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.