Cineclube Sci-Fi: “Metrópolis” (20/09/2014)

There can be no understanding between the hand and the brain unless the heart acts as mediator.” (Maria)

O Cineclube Sci-Fi segue firme na proposta de trazer filmes significativos na história do cinema, e tem o orgulho de ousar na apresentação de uma das mais emblemáticas e conhecidas películas da sétima arte. O Conselho Jedi Rio de Janeiro e a Fundação Planetário do Rio os convidam para, em 20 de Setembro de 2014, assistir a “Metrópolis”, rodado pelo cineasta Fritz Lang, e rotulado como um clássico do Expressionismo Alemão, com projeção digital em tela grande, som original e legendas em português na Cúpula Carl Sagan. Será exibida a cópia encontrada em 2008 no Museo del Cine, na Argentina, com cerca de trinta minutos de material inédito, o que faz da versão quase 100% recuperada e ainda pouco conhecida.

Ao final da projeção, temos uma palestra com debate com o público sobre a película e suas ligações com ciência, filosofia, literatura, tecnologia e seus conceitos cinematográficos, conduzida por um convidado especial. Ao final, um concurso cultural premia os presentes com brindes imperdíveis!

Maria serviu de inspiração para o droide C-3PO de Star Wars.

Maria serviu de inspiração para o droide C-3PO de Star Wars.

O ano é 2026. A cidade de Metrópolis é controlada por máquinas que estão abaixo da terra. Lá, operários trabalham até os limites da resistência humana sob o jugo de Joh Fredersen (Alfred Abel), que controla tudo com mão de ferro. Seu filho Freder (Gustav Frölich) goza de todos os privilégios de uma elite, sem saber o nível de opressão ao seu redor. Maria (Brigitte Helm), a líder dos trabalhadores, se aproxima de Freder pregando o entendimento entre patrões e empregados, diante de perseguições, revoltas de trabalhadores e até um robô maligno feito por um cientista descontrolado. O filme é um produto cultural de suma importância para entender a complexidade social alemã no período entre guerras, tendo como pano de fundo o mundo no futuro.

A entrada é gratuita, mas reforçamos a importância de contribuir com as causas sociais que os organizadores do evento incentivam com a doação de itens de higiene e alimentos. Confirme presença e convide seus amigos! Divulgue também as hashtags #jedirio e #cineclubescifi nas suas redes sociais!

Veja quem participa como convidado especial nesta edição.

Carlos Eduardo Lohse Rezende é graduado em Astronomia pela UFRJ, com mestrado em Astrofísica no INPE, e também graduado em História (licenciatura e bacharelado) pela UFF,  onde defendeu a monografia de fim de curso intitulada “Metrópolis, Expressionismo e Nova Objetividade”. Atualmente leciona História nas redes públicas do município do Rio de Janeiro e Casimiro de Abreu.

Conheça o jogo de tabuleiro de Star Wars durante o Cineclube.

Conheça o jogo de tabuleiro de Star Wars durante o Cineclube.

E nesta edição, para aumentarmos o ambiente Star Wars dos encontros mensais, teremos o primeiro encontro no Cineclube Sci-Fi dos amigos do grupo de board game X-Wing Miniatures Rio, que ficará bem próximo à entrada da Cúpula Carl Sagan com partidas estratégicas e emocionantes travadas pelos pilotos com as naves mais cobiçadas da galáxia. A galera começa os jogos às 17h. Venha conhecer e aprender como jogar com quem sabe do assunto.

Contamos com a contribuição dos visitantes na doação de um item de higiene (sabonete, pasta de dente) ou alimento não perecível (leite em pó, achocolatado), para entrega como gesto de solidariedade a entidades que apoiam crianças carentes.

Visite o Espaço Jedi para conhecer os projetos e convênios do CJRJ, montado somente no dia do evento e próximo à entrada da Cúpula. Exposição de colecionáveis e a carteirinha de Associado Cavaleiro Jedi estarão à disposição para os fãs da saga Star Wars e do mundo nerd.

Metropolis 2

Sábado, 20 de Setembro de 2014
Local: Planetário do Rio – Cúpula Carl Sagan
Capacidade: lotação máxima controlada para 260 pessoas.
Lugares: assentos livres, por ordem de chegada em fila na porta da Cúpula.
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea.
Telefone: 2274-0046
Outras informações: www.planetariodorio.com.br
Entrada: gratuita, com entrega de senhas
Ingresso e contribuição social: itens de higiene (pasta e escova de dente, sabonete, ou sabão em pó, ou guardanapo) ou alimento não perecível (leite em pó, ou achocolatado), com senhas gratuitas distribuídas somente no local e dia do evento.
Senhas na bilheteria: a partir das 17:15h
Abertura e início da sessão: 18h

A temperatura média no local de exibição é de 19ºC. Não é permitido consumo de alimentos nos espaços do Museu e no interior da Cúpula.

Metrópolis (1927) {versão 2008} [148 min.]
Classificação indicativa: 16 anos
Direção: Fritz Lang
Roteiro: Fritz Lang e Thea von Harbou
Elenco: Alfred Abel, Brigitte Helm, Gustav Frohlich, Gustav Fruhlich.

Trailer:

0 Comments

  1. […] Informações completas no site: http://www.jedirio.com.br/jedirio-news/cineclube-sci-fi-metropolis-20092014/ […]
  2. […] sociais! https://www.facebook.com/events/843192035700186/   Informações completas no site: http://www.jedirio.com.br/jedirio-news/cineclube-sci-fi-metropolis-20092014/ 20/9 17:00 a 22:30 bb_keywords = "metrópolis, scifi"; bb_bid = "4570"; bb_lang = "pt-BR"; […]
  3. […] Mais informações: http://www.jedirio.com.br/jedirio-news/cineclube-sci-fi-metropolis-20092014/ […]

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.