Cineclube Sci-Fi: “Space Battleship Yamato” (18/06/2016)

“The legendary Star Blazers is now a live-action film”

Com mais um título de sucesso, o Cineclube Sci-Fi traz neste mês de Junho outro blockbuster do gênero, um thriller composto por aventura e ação. O Conselho Jedi do Rio de Janeiro e a Fundação Planetário do Rio de Janeiro convidam a todos para assistir “Space Battleship Yamato“, longa metragem em “live action”. Trata-se de adaptação para o cinema do clássico seriado em animação “Patrulha Estelar” de 1974. A exibição será na Cúpula Carl Sagan, em mais uma experiência única com projeção digital em tela grande, legendado em português, que você não pode perder no dia 18 de Junho de 2016. A entrada é franca!

Space_Battleship_YamatoO filme começa no ano de 2220 quando o planeta Terra está à beira da extinção devido à radiação das bombas planetárias dos Gamilions. A esperança chega na forma de uma mensagem da Rainha Starsha, do planeta Iscandar, que divulga aos terráqueos os planos para construir um motor Superluminal, que pode levar os humanos a Iscandar, onde uma máquina – o Cosmo DNA – os espera. O artefato pode limpar a radiação na Terra. Mas será que a Patrulha Estelar conseguirá viajar 148 mil anos-luz e voltar em apenas um ano terrestre?
O anime da Patrulha Estelar teve um incrível sucesso no Brasil quando foi exibido entre 1983 e 1985. A Space Battleship Yamato foi inspirada por um navio de guerra famoso no Japão, de mesmo nome, que naufragou próximo à ilha de Okinawa durante a Segunda Guerra Mundial. Os criadores de Patrulha Estelar, Leiji Matsumoto e Yoshinobu Nishizaki, criaram paralelos interessantes entre o poderoso navio e o cruzador espacial da série. No filme, como no anime, o encouraçado espacial empreende uma missão suicida para tentar salvar a Terra e destruir os Gamillon – que são uma caricatura dos americanos na Segunda Guerra! O filme conta com elenco inteiramente oriental, dando a entender que apenas o Japão é que se salvou do ataque alienígena. Segundo o crítico do Japan Times, se fossem inseridos personagens não-japoneses na Space Battleship Yamato, seria muito provável que os produtores ouviriam reclamações do lado conservador japonês.

SpaceBattleshipYamatoAo final da projeção, convidados especiais exporão suas impressões e debaterão com o público sobre a película e suas ligações com ciência, filosofia, literatura, tecnologia e seus conceitos cinematográficos.

Nesta edição, contamos com a presença de Carlos Eduardo Lohse Rezende, graduado em Astronomia pela UFRJ e em História (licenciatura e bacharelado) pela UFF, onde defendeu a monografia de fim de curso intitulada “Metrópolis, Expressionismo e Nova Objetividade”, e mestre em Astrofísica pelo INPE. Atualmente leciona História nas redes públicas do município do Rio de Janeiro e Casimiro de Abreu.

Flavia Pedroza Lima é fã de Yamato desde que se entende por gente, graduada em Astronomia pela UFRJ, mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela COPPE/UFRJ e astrônoma concursada da Fundação Planetário do Rio de Janeiro desde 2006. De 2000 a 2005, trabalhou na Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Trabalha na área de ensino e divulgação científica desde 1996, ministrando cursos, palestras e aulas, organizando eventos e coordenando projetos e exposições. Participou de congressos nacionais e internacionais, com trabalhos publicados. Suas áreas de interesse em pesquisa são: Astronomia nas Culturas, História das Ciências, Educação não Formal, Museus de Ciências e Planetários.

SBYScreenshotPara fechar, um concurso cultural com distribuição de brindes aos que continuam até o final do bate-papo. E, somente para quem tem a carteirinha de Associado Cavaleiro Jedi do CJRJ, uma campanha especial de brindes oferecidos pelos parceiros do CJRJ!

Confirme presença e convide seus amigos! Divulgue também a hashtag #jedirio nas suas redes sociais! Visite o Espaço Jedi montado somente no dia do evento e próximo à entrada da Cúpula para conhecer os projetos, convênios e a carteirinha do CJRJ.

Data: Sábado, 18 de Junho de 2016
Local: Planetário do Rio – Cúpula Carl Sagan
Capacidade: lotação máxima controlada para 260 pessoas.
Lugares: assentos livres, por ordem de chegada em fila na porta da Cúpula.
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea.
Telefone: 2274-0046
Outras informações: www.planetariodorio.com.br
Entrada: franca, com entrega de senhas
Ingresso e contribuição social: itens de higiene (pasta ou escova de dentes, sabonete etc.) ou alimento não perecível (achocolatado, feijão, arroz etc.), com senhas distribuídas somente no local e dia do evento.
Senhas na bilheteria: A partir das 16:30h
Abertura e início da sessão: 17:00h

A temperatura média no local de exibição é de 19ºC. Não é permitido o consumo de alimentos nos espaços do Museu e no interior da Cúpula.

Filme: Space Battleship Yamato (2010) [131 min.] Classificação indicativa: 12 anos
Gênero: Ficção /Drama / Ação
País de Origem: Japão
Direção: Takashi Yamazaki
Estúdio: Co Produção: Abe Shuji , Chubu – Nippon Broadcasting Company ( CBC) , Hakuhodo DY Media Partners
Elenco: Takuya Kimura, Meisa Kuroki, Toshirô Yanagiba, Naoto Ogata, Hiroyuki Ikeuchi, Shin’ichi Tsutsumi.

Trailers:

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.