Cineclube Sci-Fi: “Star Wars I – A Ameaça Fantasma” (21/05/2016)

No mês mais importante para os fãs de Star Wars (e todos que amam o cinema geek) em todo o mundo, o Conselho Jedi Rio de Janeiro e a Fundação Planetário do Rio de Janeiro convidam todos os saudosos aficionados por cinema, aventura, fantasia e ficção científica para mais um Cineclube Sci-Fi. Como de costume, o evento exibe um filme da saga por ano, e exibidos todos os da fase clássica, vamos agora aos prequels de George Lucas, iniciando com o histórico e marcante (bom pra uns, ruim para outros) “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”. Vamos à Cúpula Carl Sagan para mais uma experiência única com projeção digital em blu-ray na tela grande, som original 5.1 e legendas em português, em sessão imperdível no dia 21 de Maio de 2016, com entrada franca! Se você é um fã que não se contenta em apenas usar uma camiseta da saga, venha com o cosplay do seu personagem favorito!

Obi-Wan e Qui-GonQuando a maquiavélica Federação de Comércio, manipulada pelo obscuro Darth Sidious planeja invadir o pacífico planeta Naboo, o Cavaleiro Jedi Qui-Gon Jinn e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi embarcam em uma missão para apoiar a jovem Rainha Amidala, que se vê forçada a assinar um tratado que subjugará seu planeta natal. Durante a fuga em Tatooine, Qui-Gon conhece um garoto prodígio de nove anos, chamado Anakin Skywalker, que detém habilidades e poderes que levam o mestre Jedi a tê-lo como aprendiz da Força, sem perceber os perigos que o circundam o jovem.

“Star Wars: Episódio I – A Ameaça-Fantasma” é o filme que inicia cronologicamente o universo Star Wars com a trajetória que leva ao seu maior personagem e ícone, Darth Vader, com eventos que ocorrem cerca de três décadas antes de “Star Wars IV – Uma Nova Esperança”. George Lucas levou adiante a ideia da nova trilogia em 1994, quando considerou que a tecnologia de realização de filmes já havia se desenvolvido o bastante para produzir o filme exatamente como queria. A tecnologia foi exaustivamente usada neste filme, tanto que das mais de 2 mil tomadas, apenas 300 não tiveram algum retoque digital. O personagem Jar Jar Binks foi totalmente criado em computação gráfica, tendo por base os movimentos do ator Ahmed Best. Entretanto, o personagem foi muito criticado pela presença sem nexo, boba e infantil ao extremo, com a criação de várias páginas no estilo “I hate Jar Jar Binks” na internet, paródias e o apelo de vários fãs para que o personagem fosse eliminado nos demais filmes da nova trilogia. O filme conta com a participação especialíssima de E.T., do filme “E.T. – O Extraterrestre”, quando três seres da mesma raça aparecem na cena da sessão no Senado Galático.

Brian e HenriqueAo final da projeção, convidados especiais expõem suas impressões e debatem com o público sobre a película e suas ligações com ciência, filosofia, literatura, tecnologia e seus conceitos cinematográficos. Nesta edição especial, contamos com o bate papo dos dois autores do livro “Almanaque Jedi: Guia do Universo de Star Wars”, publicado em 2015 pela LeYa Brasil. Brian Moura, bacharel em Direito e analista técnico financeiro em câmbio, fundador e presidente do Conselho Jedi Rio de Janeiro. Tornou-se fã de sci-fi assistindo Patrulha Estelar (Yamato) e Capitão Harlock na TV quando criança, e ficou louco por Guerra nas Estrelas aos 8 anos quando assistiu “O Retorno de Jedi” com os pais num cinema de rua do Rio. Henrique Granado, designer gráfico, professor, colecionador de nerdices, cinéfilo convicto e workaholic irremediável. Entre dezenas de tarefas que costuma acumular, é diretor da NerdWear, coordenador geral do Conselho Jedi Rio de Janeiro e de diversos eventos nerds, como a JEDICON® e o Cineclube Sci-Fi. E, assim como Fox Mulder, quer acreditar.

Para fechar, um concurso cultural com distribuição de brindes de Star Wars aos presentes que continuarem até o final do bate-papo. E um sorteio especial para quem tem a carteirinha de Associado Cavaleiro Jedi do CJRJ.

Confirme presença e convide seus amigos! Divulgue também a hashtag #jedirio nas suas redes sociais! Visite o Espaço Jedi montado somente no dia do evento e próximo à entrada da Cúpula para conhecer os projetos, convênios e a carteirinha do CJRJ.

Na esteira de comemorações #maythefourthbewithyou, convidamos todos a participar do 3° Encontro Oficial do CJRJ na Livraria Cultura – Cine Vitória (Rua Senador Dantas, 45, Centro) dois dias depois, em 23 de Maio de 2016 as 19:00h, onde teremos mais uma noite de bate papo, desta vez com convidados, e projeção de fan films de Star Wars, fechando com sorteio de brindes!

Star Wars Episódio I

Cineclube Sci-Fi
Sábado, 21 de Maio de 2016

Local: Planetário do Rio – Cúpula Carl Sagan
Capacidade: lotação máxima controlada para 260 pessoas.
Lugares: assentos livres, por ordem de chegada em fila na porta da Cúpula.
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea.
Telefone: 2274-0046
Outras informações: www.planetariodorio.com.br
Entrada: franca, com entrega de senhas
Ingresso e contribuição social: itens de higiene (pasta ou escova de dentes, sabonete etc.) ou alimento não perecível (achocolatado, feijão, arroz etc.), com senhas distribuídas somente no local e dia do evento.
Senhas na bilheteria: A partir das 16:30h
Abertura e início da sessão: 17:00h
A temperatura média no local de exibição é de 19ºC. Não é permitido o consumo de alimentos nos espaços do Museu e no interior da Cúpula.

Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999) [134 min.]
Classificação indicativa: Livre
Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas
Elenco: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Ian McDiarmid, Ray Park
Produção: LucasFilm Ltd.

Trailer:

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.