“En garde” seu Sabre de Luz

Quem nunca sonhou em manusear um sabre de luz com toda pompa e elegância que atire a primeira pedra ou o primeiro blasterSo uncivilized” (Kenobi, Obi-Wan). Pois, para algumas pessoas dotadas de muitos midichlorians ou muita sorte e que vivem na Itália, este sonho é possível, real e tangível. Falamos da possibilidade de ser um integrante da escola LudoSport, uma academia simplesmente especializada em combates de Sabres de Luz.

O projeto se iniciou pela união de três amigos, Simone, Fabio e Gianluca que decidiram juntar uma atividade que eles já praticavam – artes marciais e esgrima – com sua grande paixão por Star Wars.

Munidos desses elementos, decidiram descobrir como um sabre de luz poderia ser usado em combate na vida real. Foi então que partiram para pesquisas mais aprofundadas no mundo marcial e consultaram diversos mestres em esgrima, tanto no ocidente quanto no oriente, a fim de identificarem elementos que pudessem contribuir com a criação de uma técnica inovadora e praticável com os sabres.

001Depois de obterem as informações técnicas sobre combate, eles alinharam cada quesito às fontes literárias e cinematográficas, para que pudessem desenvolver o trabalho de forma mais fiel possível aos grandes combates que acompanhamos nos filmes. Pronto, já era possível realizar o sonho de empunhar um sabre de luz e sair por aí – ao menos nas dependências da Academia – desferindo golpes acrobáticos, caso sua morfologia permita.

Os sabres de luz utilizados são fornecidos pela escola, apesar de que cada aluno pode usar o próprio, caso se encaixe nos padrões da Academia. Existem três tipos de sabres que podem ser encontrados no mercado: objetos de coleção, sabres teatrais e de combate. É permitido o uso dos dois primeiros nas aulas, mas não para combate, onde é necessário o uso do terceiro tipo.

Sobre as aulas, a escola desenvolveu técnicas próprias baseadas em sete estilos de características diferentes, formando assim um sistema completo, onde se encontram teoria e prática. Segundo a Academia, o trabalho desenvolvido prima por um forte senso ético. Os combates desenvolvem as relações sociais e ensinam o respeito e conhecimento, não só pelo seu adversário, mas também pelo seu próprio corpo e limite, auxiliando no desenvolvimento da imaginação, elegância e reflexos.

002

A graduação é realizada através da cor da lâmina do sabre. Todos os alunos nos ranks de Aprendiz, Youngling e Padawan só podem ter um sabre de luz azul. Os alunos rankeados como Jedi, Cavaleiro Jedi e Mestre Jedi podem escolher a cor do seu próprio sabre de luz (incluindo azul, mas não vermelho). Os alunos no rank de Sith Assistente, Sith Aprendiz e Lorde Negro dos Sith só podem usar sabres vermelhos. Um Grão-Mestre ou um Conselheiro podem usar todas as cores possíveis. Eles estão além das divisões de Lado da Luz / Lado Negro.

Portanto, se você quer praticar a modalidade e desenvolver suas técnicas de combate com um sabre de luz, basta pegar sua Falcon e dar um pulo ali na Itália, onde a Academia se situa. Existem polos nas seguintes cidades: Milão, Roma, Turim, Gênova, Varese, Pesaro e Vercelli. Enquanto não abrem um polo aqui no Brasil, o que dá pra fazer é acompanhar o trabalho da LudoSport através do vídeo abaixo:

Que a Força esteja com vocês… e desce um pote de cookies, Mr. Vader!

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.