Encontro Oficial do Conselho Jedi Rio de Janeiro. O Primeiro de 2016!

E o Conselho Jedi Rio de Janeiro faz mais um evento para os fãs de “Guerra nas Estrelas” (ou “Star Wars”, como queiram). No último dia 28 de março, Brian Moura e Henrique Granado organizaram, com o apoio da Livraria Cultura, o Primeiro Encontro Oficial do Conselho Jedi Rio de Janeiro no ano de 2016. A intenção desse acontecimento é reeditar os encontros que o Conselho Jedi fazia ainda em seus primeiros anos de vida, com o objetivo de reunir fãs para conversar sobre a saga de “Guerra nas Estrelas”. As primeiras reuniões eram tímidas, com poucas pessoas, em mesas de bares ou em shoppings. Mas, com o tempo, o número de fãs cresceu e foi ficando cada vez mais difícil juntar a galera. Vieram as Jedicons e os Cineclubes Sci Fi, eventos em que todos iam, mas que não dava para se fazer uma conversa mais reservada e pessoal. Assim, esse encontro, no bom espaço do teatro Eva Herz, no subsolo da Livraria Cultura, sediada no antigo Cine Vitória na rua Senador Dantas, ali atrás da Cinelândia, busca resgatar esse espírito mais intimista entre os fãs. É uma oportunidade para as pessoas conversarem e se conhecerem melhor, o que ajuda a fortalecer os vínculos entre os fãs e tornar o tão amado fã clube de “Guerra nas Estrelas” cada vez mais forte.

Brian Moura (esquerda) e Henrique Granado (direita). Mais um evento para a galera!!!

Brian Moura (esquerda) e Henrique Granado (direita). Mais um evento para a galera!!!

E o que rolou exatamente nesse primeiro encontro? Brian e Henrique pretendiam fazer basicamente duas coisas: apresentar a palestra “O Estrondoso Despertar da Força”, proferida na última Expo Geek, realizada em 30 de janeiro no Centro de Convenções da Sul América; e exibir alguns “fan films”, ou seja, filmes com a temática de “Guerra nas Estrelas” feitos por fãs. Mas como o objetivo principal era colocar os fãs em interação, logo, logo a palestra se transformou num grande debate com a participação de muitas pessoas presentes na plateia, com perguntas, ideias e sugestões, transformando a apresentação numa conversa extremamente frutífera em reflexões sobre o “Despertar da Força”, o filme mais recente da saga. Foi algo realmente instigante perceber como cada fã que se manifestava tinha uma linha de raciocínio que contribuía em muito para as reflexões sobre o novo Universo de “Guerra nas Estrelas” que se descortinou com o advento de “O Despertar da Força”. E o debate foi de altíssimo nível, correndo num clima de muito respeito entre as pessoas, fenômeno cada vez mais raro em tempos políticos turbulentos como o nosso país passa. Entretanto, a palestra também mostrou momentos excepcionais, como por exemplo, toda uma análise sobre a vilania do personagem Kylo Ren, ou o grande duelo de sabres de luz entre Rey e Kylo Ren, onde toda uma componente psicológica estava envolvida além das habilidades com as famosas espadas laser. Os palestrantes ainda se recordaram das duas trilogias anteriores: a chamada “clássica” (Episódios IV, V e VI) e a “prequel” (Episódios I, II e III), o que também suscitou muitas conversas entre os fãs.

Após o bate-papo, houve o já tradicional sorteio de brindes e algumas pessoas deram uma esticadinha do encontro no Amarelinho, lá ao lado na Cinelândia, retomando o encontro à moda antiga, de forma ainda mais agradável. A ideia do Conselho Jedi Rio de Janeiro é fazer reuniões desse tipo todos os meses, geralmente na última segunda-feira do mês, na parte da noite. Mas você pode ficar de olho no link www.facebook.com/jedirio para saber quando será o próximo encontro. Se você é fã de “Guerra nas Estrelas”, com certeza não vai se arrepender se aparecer na próxima reunião.

Só não podemos terminar esse artigo sem agradecer profundamente aos parceiros (e amigos) do Conselho Jedi Rio de Janeiro, que tornam todos esses eventos possíveis: a Livraria Cultura, o Cine Odeon e o Planetário do Rio de Janeiro. A ajuda deles é inestimável para enriquecer o cenário cultural da nossa amada cidade do Rio de Janeiro.

Assim, esperamos por você nos próximos encontros do Conselho Jedi Rio de Janeiro e no Cineclube Sci Fi. Apareçam todos, que vamos recebê-los de braços abertos!!!

Em primeiro plano: Naelton Araújo, astrônomo do Planeário do Rio de Janeiro e curador do Cineclube Sci Fi; e, ali, atrás, este humilde articulista que vos fala. Ambos estavam na plateia, acompanhando atenciosamente o encontro!

Em primeiro plano: Naelton Araújo, astrônomo do Planetário do Rio de Janeiro e curador do Cineclube Sci Fi; e, ali atrás, este humilde articulista que vos fala. Ambos estavam na plateia, acompanhando atenciosamente o encontro!

No Comments Yet.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.