Nota oficial: JEDICON 2014 RJ

Pessoal. Com muita tristeza e pesar, informamos que a JEDICON 2014 RJ não será realizada. O motivo é a ausência de aporte financeiro para custear a estrutura vista em 2013, que se tornou necessária para um fluxo humano e agradável ao público. Sendo um investimento alto e sem um patrocínio, não tivemos como levar adiante.

Buscamos e visitamos empresas ao longo do ano, até mesmo em São Paulo, e não só as ligadas a temática da convenção. Apresentamos resultados anteriores, projetos, usamos recursos financeiros que o CJRJ dispunha para a produção de peças gráficas, viagens, deslocamentos e, mesmo depois de duas edições lotadas e de sucesso, não houve retorno. Dentre os motivos, Copa do Mundo, incertezas sobre a economia, investimentos já feitos, impossibilidade de acesso pelas leis de incentivo à cultura, e também as eleições. Mesmo o Planetário buscou meios para a viabilização estrutural que faltava, através dos contatos existentes e por meio de apoio.

O fato é que, com menos de um mês, sem a divulgação massificada e ainda pontas soltas a resolvermos, a organização concordou ser imprudente colocar o nome do evento em jogo, pela baixa qualidade que pode ser entregue ao público.

Entendemos que, não só o Rio de Janeiro mas os demais estados que já fizeram a convenção ao longo desses 15 anos, alcançaram um nível de confiança do público no que diz respeito a um nome: JEDICON. Referência para tantos outros eventos nerds e geeks. Por isso, preferimos adiar este sonho para 2015 e fazer igual ou melhor que noutras edições.

No momento, a ideia é fazermos um evento especial para a série Star Wars Rebels, em formato e estrutura mais enxuta que a JEDICON mantendo os apoios e acordos que firmamos com os parceiros, inclusive com o Planetário. A série estreará nos EUA em 13/10 e no Brasil menos de uma semana depois. E faremos! Sobre isso, falaremos em muito breve.

Novamente. Esta foi uma difícil e dolorosa decisão, tomada em conjunto com a Fundação Planetário do Rio, na responsabilidade para que seja entregue ao público um evento no nível que todos desejam. E estejam certos que continuamos no embalo do trabalho de 2014 para termos sim a edição de 2015. Não, nós não desistimos!

Agradecemos a compreensão e nos colocamos a disposição para questionamentos, dúvidas, críticas, sugestões e, se possível, ajuda. Já recebemos quase uma centena de mensagens de fãs e amigos desde que este comunicado foi publicado no Facebook Jedirio nesta manhã, e estamos muito felizes pela participação de todos nisso. Muito obrigado, de verdade!

Que a Força esteja com todos nós, amigos.

Conselho Jedi Rio de Janeiro

0 Comments

  1. […] “Buscamos e visitamos empresas ao longo do ano, até mesmo em São Paulo, e não só as ligadas a temática da convenção. Apresentamos resultados anteriores, projetos, usamos recursos financeiros que o CJRJ dispunha para a produção de peças gráficas, viagens, deslocamentos e, mesmo depois de duas edições lotadas e de sucesso, não houve retorno. Dentre os motivos, Copa do Mundo, incertezas sobre a economia, investimentos já feitos, impossibilidade de acesso pelas leis de incentivo à cultura, e também as eleições.” informa Brian Moura, presidente e fundador do fã-clube que existe desde 1997 e realiza a Jedicon desde 1999. Você pode ler a nota completa clicando aqui. […]

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.